domingo, 20 de janeiro de 2008

Diagramação em nossos dias


Hoje quando pensamos em fazer a editoração de uma determinada publicação, seja ela, jornal, revista, livro ou outra qualquer, devemos primeiramente pensar no projeto gráfico da edição. É nele que pensamos os modelos (layouts) que iremos usar na publicação, também no tipo de fontes (letras), espaços, fotos, cores e outros elementos de edição. O Diagramador hoje executa as funções de diagramação e paginação simultaneamente, que tempos atrás eram duas funções, hoje trabalhando com softs que permite a execução de tais tarefas com agilidade e qualidade, a finalização (fechamento do arquivo) para os birôs fica mais completa.
Em épocas passadas, o diagramador tinha a função de somente diagramar (tracejar e calcular os espaços) determinado trabalho (jornal, revista etc), e depois, outro profissional tinha a responsabilidade de executar a paginação, principalmente nos jornais diários. Época em que Diagramador usava papel quadriculado (diagrama), régua, caneta e máquina calculadora. Já o Paginador usava régua, tesoura, caneta nanquim, papel diagrama e cola especial. Duas funções que hoje se resume só na Diagramação, executados agora pela maior e melhor ferramenta de todos os tempos, o computador, sendo executada tal tarefa por softs como Page Maker, Quark Xpress e o mais completo de todos, o Indesign, programas desenvolvidos exclusivamente para Diagramação.


Diagramação (ou paginação) é o ato de diagramar (paginar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página impressa ou outros meios. É uma das práticas principais do design gráfico, pois a diagramação é essencialmente design tipográfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação é aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, inclusive na televisão.
Atualmente, um diagramador também tem sido considerado, no Brasil e no exterior, um designer gráfico। Mesmo assim a diagramação não é uma atividade limitada a uma profissão específica. Em alguns cursos de biblioteconomia ou jornalismo mais tradicionais o designer de jornais é chamado apenas de diagramador.

A diagramação de publicações costuma seguir as determinações de um projeto gráfico, para que, entre outras coisas, se mantenha uma identidade em toda a publicação. Na diagramação, a habilidade ou conhecimento mais importante é o uso da tipografia.
Muitos livros, de ótimo conteúdo, não conseguem prender a atenção do leitor. Um dos motivos pode ser a diagramação, ou seja, a distribuição do texto na página. Para que o livro seja atraente, é necessário que a diagramação seja bem feita, de acordo com o estilo do livro.
Um romance, por exemplo, pede uma diagramação clássica, que proporcione uma boa leitura। Já um livro infantil pede uma diagramação mais lúdica, em que texto e imagens se misturem de forma criativa, de modo a fascinar o pequeno leitor. Se o assunto é design, a diagramação deve ser ágil, moderna, resultando em uma boa solução visual.


Textos:


Afonso Arakém
Parceiros do Livro
Wikipédia, a enciclopédia livre